Retração

Com incerteza ‘acima do usual’, Copom faz oitavo corte seguido e leva taxa de juros a 2,25%

Redução da atividade econômica será ainda maior no segundo trimestre, estima o BC

Reprodução
Reprodução
Os mais relevantes e estratégicos assuntos da política global passam pelas mesas do grupo que reúne mais de dois terços da população mundial

São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortou em 0,75 ponto percentual a taxa básica de juros, a Selic, para 2,25% ao ano. A decisão, unânime foi anunciada no início da noite desta quarta-feira (17), no encerramento da reunião. Foi a oitava redução seguida.

De acordo com o Copom, no cenário externo a pandemia de covid-19 “continua provocando uma desaceleração pronunciada do crescimento global”. Já na economia interna, depois da divulgação do PIB do primeiro trimestre mostrar a maior queda desde 2015, indicadores “sugerem que a contração da atividade econômica no segundo trimestre será ainda maior”. Com isso, a incerteza sobre uma recuperação segue “acima do usual”.

O resultado de hoje já era esperado pelo chamado “mercado”, mas a aposta predominante era de corte de meio ponto. Agora, pelo menos por enquanto, a maioria acredita em manutenção da taxa.

Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a medida “certamente contribuirá para a queda do custo de financiamento das empresas e, também, da população, que, mais do que nunca, necessitam de crédito para atravessar a fase aguda da crise econômica decorrente da pandemia”.


Leia também


Últimas notícias