Abed

Lava Jato contribuiu para a devastação da economia brasileira, diz associação

Investigações não preservaram empresas e criaram incertezas que levaram à paralisação do consumo e dos investimentos em setores estratégicos

Geraldo Kosinski/Petrobras
Geraldo Kosinski/Petrobras
Investimentos da Petrobras foram destruídos e construção civil caiu 28%, desde 2014

São Paulo – A Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (Abed) divulgou nota nesta segunda-feira (16)  manifestando “indignação” com a parcialidade e instrumentalização política da Operação Lava Jato, que ficaram demonstradas a partir das conversas entre o então juiz Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, reveladas pelo The Intercept Brasil.  Agindo politicamente, a operação “contribuiu decisivamente para o processo de devastação da economia e da sociedade brasileira que assistimos nos últimos anos”, afirmam os economistas.

Segundo a Abed, a Lava Jato colaborou negativamente para o criar ambiente de incertezas econômicas que paralisaram o consumo e os investimentos, “num círculo vicioso de retração que alimenta ainda mais incertezas”. Eles também dizem que os procuradores da Lava Jato não tiveram o cuidado de “preservar” empresas e setores envolvidas nas investigações.

“É esse o caso da construção civil, que vinha apresentando desenvolvimentos de escala e tecnológicos e gerando empregos, e hoje apresenta retração de 28%, em relação a 2014. Por sua vez, uma empresa como a Petrobras, que vinha sendo responsável por grande parcela dos investimentos produtivos no país, investimentos esses portadores de inovação tecnológica, foi totalmente desestruturada”, dizem os economistas.

Confira a íntegra da nota da Abed

A Associação Brasileira de Economistas pela Democracia (Abed), como uma entidade que defende a democracia, sempre irá posicionar-se favoravelmente a ações de combate à corrupção. No caso específico da Operação Lava Jato, saliente-se se que ela só foi possível com o fortalecimento das instituições de Estado, em particular a Polícia Federal e o Ministério Público. Assim, não poderia ser maior a nossa indignação diante da divulgação de conversas nada republicanas entre destacados membros da Lava Jato, mostrando vergonhosa parcialidade e instrumentalização política da operação.

Lamentamos que essa operação tenha se transformado em um instrumento para demonizar e perseguir partidos e líderes de forma seletiva, agindo politicamente e ocupando um espaço que não lhe era devido. Ao fazê-lo, contribuiu decisivamente para o processo de devastação da economia e da sociedade brasileira que assistimos nos últimos anos, com a reversão de conquistas democráticas que foram obtidas desde a promulgação da atual Constituição e que favoreceram setores vulneráveis da população.

Repudiamos, adicionalmente, o fato de que a operação Lava Jato tenha sido protagonista da interminável crise política em que o país foi jogado desde 2014.  Os palanques da campanha eleitoral daquele ano de fato nunca foram desmontados, gerando um ambiente de incerteza de tal magnitude que paralisa planos de consumo e projetos de investimento, num círculo vicioso de retração que alimenta ainda mais incertezas.

Apontamos, ainda, que do ponto de vista de seus efeitos microeconômicos, a operação Lava Jato sequer teve o cuidado de investigar e acusar pessoas, mas preservar – como deveria ter sido feito – empresas e setores essenciais. É esse o caso da construção civil, que vinha apresentando desenvolvimentos de escala e tecnológicos e gerando empregos, e hoje apresenta retração de 28%, em relação a 2014. Por sua vez, uma empresa como a Petrobras, que vinha sendo responsável por grande parcela dos investimentos produtivos no país, investimentos esses portadores de inovação tecnológica, foi totalmente desestruturada.

Diante disso, esta Associação manifesta-se pela necessidade de apuração célere dos indícios de prática criminosa que vieram a público e pela necessidade de reversão das penas a que foram submetidos os que foram julgados em operação que se desenrolou sem a lisura necessária e, assim, ao arrepio da lei.