Carta marcada

‘Descoberta’ de gás em Sergipe favorece empresas que adquiriram transportadora da Petrobras

Estatal já tinha conhecimento do potencial de exploração das novas jazidas pelo menos desde 2013. Com previsão de aumento da produção, venda da TAG é "incoerente", segundo sindicato

Agência Petrobras
Agência Petrobras
Para escoar futura produção, Petrobras terá que alugar rede de dutos que foi privatizada

São Paulo – Anunciado no domingo (16) como a maior descoberta desde o pré-sal, o potencial de exploração de gás natural em seis campos da bacia de Sergipe já era de conhecimento da Petrobras pelo menos desde 2013. A estatal só revelou agora o achado, para não prejudicar a negociação de venda da Transportadora Associada de Gás (TAG), subsidiária adquirida pelo grupo franco-belga Engie e o fundo canadense CDPQ. A privatização da TAG foi concluída na última quinta-feira (13).

A conclusão da venda da TAG dependeu, inclusive, de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que dispensou a necessidade de autorização do Poder Legislativo para a venda de subsidiárias de empresas estatais, em julgamento ocorrido finalizado no início do mês. O Conselho de Administrativo de Defesa Econômica (Cade) também deu aval para a venda da transportadora.

Para o Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo (Sindipetro-SP), trata-se de mais uma ação do governo Bolsonaro que vai contra os interesses do povo brasileiro. O diretor do Sindipetro-SP Alexandre Castilho aponta contradição e incoerência entre a venda da TAG e a descoberta das novas jazidas de gás. Segundo ele, estudos preliminares apontam para a ocorrência de ricas jazidas em Sergipe desde 2011.

“Se a Petrobras sabe que vai produzir muito mais gás para o povo brasileiro, por que então vender exatamente a malha de dutos por onde esse gás será distribuído para atender toda a demanda existente no país?”, contesta ele, em entrevista à apresentadora Ana Flávia Quitério, nos estúdios do Seu Jornal, da TVT, nesta segunda-feira (17) .

Castilho questiona inclusive o status de “subsidiária” conferido à TAG, já que o transporte de gás faz parte das suas atribuições na exploração,  produção e distribuição de combustíveis fósseis, no Brasil. “O pior: a Petrobras vende essa malha de dutos e vai ter que aluga-la para transportar o gás que produzir.”

A “descoberta” anunciada agora deve contribuir para valorizar as ações das empresas compradoras da TAG, segundo o diretor do Sindipetro. “Mas não vai atender os interesse do povo brasileiro.” Com a TAG estatal, a Petrobras poderia transportar o gás com custos reduzidos, oferecendo o produto aos lares e empresas com mais baixos preços.

Assista à entrevista do Seu Jornal