A primeira do ano

Copom inicia reunião, com aposta em queda menor dos juros

Reunião do Comitê começou na manhã desta terça-feira, em Brasília. Resultado será divulgado amanhã São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) iniciou na manhã […]

Reunião do Comitê começou na manhã desta terça-feira, em Brasília. Resultado será divulgado amanhã

São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) iniciou na manhã desta terça-feira (6) a primeira reunião de 2018, que termina no final da tarde amanhã, com aposta majoritária em nova queda da taxa básica de juros (Selic), mas em ritmo menor. Atualmente em 7% ao ano, a taxa deverá ser cortada em 0,25 ponto percentual, para 6,75%. 

A expectativa predominante é de que, com essa redução, o Copom encerre o período de cortes na taxa básica, iniciado em outubro de 2016, quando a Selic foi de 14,25% para 14%, o primeiro de uma sequência de 10 cortes, até os atuais 7%, menor nível nominal da série histórica – o recorde anterior era 7,25%, entre outubro de 2012 e abril de 2013.

Ainda nesta manhã, algumas centrais sindicais organizam ato diante da sede do BC em São Paulo, na Avenida Paulista, para reivindicar redução dos juros e políticas de crescimento. O resultado da reunião do Comitê será divulgado pouco depois das 18h da quarta-feira.