Devagar

Desemprego tem leve queda, mas ainda atinge mais de 2 milhões de pessoas em SP

Elevação na taxa de ocupação deveu-se a crescimento dos trabalhadores autônomos. Assalariados tiveram recuo de 0,1%

Arquivo/EBC

Comércio criou cerca de 30 mil vagas em julho

São Paulo – O desempregona região metropolitana de São Paulo caiu 0,3%, passando de 18,6%, em junho, para 18,3%, no mês de julho, segundo levantamento realizado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). 

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) mostra que, em números absolutos, o total de desempregados, na região, fechou em 2 milhões e 51 mil pessoas. A queda no desemprego deveu-se a elevação do nível de ocupação, que cresceu 0,7%. A maior parte do aumento do emprego deveu-se ao crescimento do número de trabalhadores autônomos (3,0%), enquanto os assalariados tiveram recuo de 0,1%. 

Por setor, os destaques ficaram por conta do comércio, que abriu 30 mil novas vagas (alta de 1,9%), da construção civil, com 22 mil novos postos (alta de 3,8%), e da indústria, com 20 mil novas vagas (alta de 1,5%). 

O empregados com carteira assinada subiram 0,4%, e diminuiu em 1,7% o total de trabalhadores sem carteira. O rendimento médio também cresceu mais entre os autônomos (1,8%), com R$ 2.033, do que entre os assalariados, que registrou aumento médio de 0,7%, atingindo de R$ 2.099.

Segundo o economista do Dieese Cesar Andaku, os números demonstram reação do mercado de trabalho, mas, devido à volatilidade da economia, “ainda é prematuro cravar que vamos ter uma sequência de queda”.