Selic

Copom faz novo corte, e taxa de juros cai para 11,25%

Redução agora foi de um ponto percentual

BCB

Apesar de redução, taxa real (acima da inflação) ainda é uma das maiores do mundo

São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central fez nesta quarta-feira (12) um novo corte, o quinto seguido, na taxa básica de juros, a Selic, que foi fixada em 11,25% ao ano. A redução, sem viés, foi de um ponto percentual. A decisão foi unânime.

Em termos reais, os juros ainda seguem em nível mais elevado que no período de inflação maior. Há um ano, por exemplo, com a Selic em 14,25%, o IPCA somava 9,28%. Agora, com uma taxa básica de 11,25%, a inflação oficial, “controlada” em parte pela recessão econômica, atinge 4,57% em 12 meses, até março.

Somadas, as cinco reduções consecutivas na taxa atingem três pontos percentuais. A Selic se manteve em 14,25% durante 10 reuniões, de julho de 2015 a outubro do ano passado.

“O conjunto dos indicadores de atividade econômica divulgados desde a última reunião do Copom permanece compatível com estabilização da economia no curto prazo. A evidência sugere uma retomada gradual da atividade econômica ao longo de 2017”, diz o Copom em nota publicada ao término da reunião. Segundo o Comitê, “o comportamento da inflação permanece favorável”. 

Já o cenário externo ainda é considerado incerto. “Há incerteza sobre a sustentabilidade do crescimento econômico global e sobre a manutenção dos níveis correntes de preços de commodities.

 

Leia também

Últimas notícias