Atividade cai

Retração da indústria puxa para baixo o PIB de São Paulo

Queda é de 5,1% em 12 meses, com maior intensidade em áreas mais industrializadas, de acordo com o Seade. Agropecuária cresce

Caio Mattos/Divulgação Honda

Fábrica da Honda em Sumaré, próxima a Campinas, região onde o PIB recuou 7,3% e atividade industrial, 13%

São Paulo – O Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo caiu 5,1% em 12 meses, até o primeiro trimestre, em relação ao período imediatamente anterior, segundo a Fundação Seade, que aponta a retração da produção industrial como fator determinante. A indústria teve queda de 10,7%, enquanto a agropecuária cresceu 4,3%. O setor de serviços também caiu (-2,8%). De acordo com o Seade, os dados mostram que “a crise econômica se aprofundou nas áreas responsáveis pela maior parte da atividade industrial”.

Caso, por exemplo, da região administrativa de Campinas, onde o PIB caiu 7,3% e a indústria recuou 13%. Na região metropolitana de São Paulo, a atividade industrial recuou ainda mais (-16,2%), mas o peso relativamente menor do setor representou um impacto menos intenso no resultado (-5,1%).

Na região de Sorocaba, o PIB teve retração de 5,5% e a indústria, de 6,5%, mesmo nível do trimestre anterior. Segundo a fundação vinculada ao governo estadual, foi a oitava queda trimestral seguida.

Uma exceção foi São José dos Campos, onde houve queda de 4,5%, mas a indústria cresceu 1,6%, segunda alta seguida. Na região administrativa de Santos, onde o PIB caiu 3,3%, a indústria recuou 7,2% e os serviços, 2,8%.

O boletim do Seade, divulgado hoje (15), mostra ainda crescimento da agropecuária nas regiões de Presidente Prudente (11,3%), Araçatuba (7,1%), São José do Rio Preto (6,3%), Barretos (6,6%), Bauru (6,5%) e Marília (6,7%). “Entretanto, com exceção de Araçatuba (crescimento de 0,5%), todas essas regiões ainda registraram redução do PIB em razão do resultado negativo da indústria e dos serviços, como Bauru (-6,2%) e Marília (-3,9%)”, acrescenta a fundação.

Na comparação entre o quarto trimestre do ano passado e o primeiro deste ano, o PIB do estado caiu 1%. A agropecuária cresceu 3,9%, a indústria recuou 3,8% e os serviços, 0,6%. O Seade estimou o produto paulista em R$ 486,97 bilhões no primeiro trimestre, atingindo R$ 307,17 bilhões na região metropolitana de São Paulo.