Finanças

Com inflação em queda, previsão é de manutenção da Selic em 14,25%

Definição para a taxa básica de juros, referência para outros índices da economia, que está no mesmo patamar desde julho de 2015, será divulgada amanhã pelo Banco Central

Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

Projeções para o IPCA de 2016 caíram, segundo o relatório Focus divulgado pelo Banco Central

São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realiza hoje (26) e amanhã sua terceira reunião do ano, e a expectativa é de que não deverá haver novidades, com nova manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 14,25% ao ano. A decisão será anunciada amanhã à noite. Os juros são mantidos nesse nível desde julho do ano passado.

Embora não seja uma posição unânime, analistas acreditam que a Selic pode começar a cair no segundo semestre, acompanhando a tendência de redução da inflação. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, por exemplo, ficou em 0,43%, menos da metade do verificado no mês anterior (0,90%). Com isso, a taxa acumulada em 12 meses deixou os dois dígitos, recuando de 10,36% para 9,39%. As previsões são de que o IPCA fecha o ano em aproximadamente 7%.

Recentemente, o presidente do BC, Alexandre Tombini, afirmou que a inflação ainda representa risco e não permite flexibilização da política monetária. Por outro lado, o setor produtivo pede corte imediato de juros, argumentando com a baixa atividade econômica. Mas persistem as dúvidas se os integrantes do comitê vão começar a preparar o terreno para um futuro corte – nas reuniões anteriores, aconteceu o contrário, já que dois integrantes do colegiado defenderam aumento da taxa.