Emprego

Setor financeiro abre 544 vagas formais em janeiro

Pesquisa também aponta diferença entre salários recebidos por homens e mulheres

São Paulo – Os bancos abriram 544 postos de trabalho com carteira assinada no primeiro mês do ano, segundo balanço divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Em 2015, o setor fechou 9.886 vagas formais, enquanto comemorou os maiores lucros de sua história, afirma o presidente da entidade, Roberto von der Osten.

“Esperávamos que a partir de janeiro os bancos voltassem a contratar, fato que se deu, ainda que num número muito abaixo da nossa expectativa”, diz o dirigente. “Será difícil, se este saldo positivo de contratados continuar muito baixo, fechar o ano com os níveis de emprego do início de 2015.”

De acordo com o levantamento, apenas a Caixa Econômica Federal fechou vagas em janeiro (menos 82). Os chamados bancos múltiplos com carteira comercial, que reúne as principais instituições, abriram 577 postos de trabalho.

O balanço da Contraf-CUT segue apontando diferença na remuneração entre homens e mulheres. As trabalhadores contratadas em janeiro recebiam, em média, 83,9% do salários dos homens. Isso também se observa entre os demitidos. “As contradições de gênero continuam presentes no emprego bancário. É uma clara discriminação que ainda não conseguimos superar”, diz von der Osten.

Com informações da Contraf-CUT


Leia também

Últimas notícias