Varejo

Vendas no comércio voltam a crescer, depois de oito meses

Resultado de outubro teve como destaque o setor de hipermercados e supermercados, além de tecido, vestuário e calçados. Segmento de veículos continuou em queda

São Paulo – As vendas no comércio varejista subiram 0,6% de setembro para outubro, interrompendo oito meses de resultados negativos (-6,3% no período), segundo o IBGE. A receita nominal cresceu 1,2%. As demais comparações ainda mostram queda no volume de vendas: -5,6% ante outubro de 2014 (a sétima retração seguida), -3,6% no acumulado deste ano e -2,7% em 12 meses, a perda mais intensa desde janeiro de 2004. Nas mesmas bases de comparação, a receita sobe 3,3%, 3,5% e 4,1%, respectivamente.

No mês, o IBGE apurou resultado positivo em cinco das oito atividades pesquisadas, com destaque para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2%), tecidos, vestuário e calçados (1,9%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,5%).  Registram queda equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-9,2%), combustíveis e lubrificantes (-2,6%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,6%). No comércio varejista ampliado, o segmento de veículos e motos, partes e peças teve retração de 0,9%.

Na comparação com igual mês do ano anterior, com dois dias úteis a menos, houve queda generalizada. A maior foi a do segmento de móveis e eletrodomésticos (-16,1%), a maior influência negativa, seguido por combustíveis e lubrificantes (-11,4%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-9%). “Em outubro, o desempenho desses três setores juntos responde por 75,0% da taxa global do varejo”, diz o instituto. No ampliado, veículos e motos, partes e peças caiu 23,9%.


Leia também

Últimas notícias