fazenda

Barbosa procura entendimento com mercado antes mesmo da posse

Ministro deve conversar com investidores na tentativa de acalmar o mercado, que reagiu mal a seu nome. Às 17h, toma posse

São Paulo – Nelson Barbosa toma posse amanhã (21), às 17h, do cargo de ministro da Fazenda. Porém, segundo informou o jornal Folha de S. Paulo, ele agendou para algumas horas antes uma conferência por telefone com investidores nacionais e estrangeiros com objetivo de acalmar o mercado, que não recebeu muito bem o seu nome em substituição a Joaquim Levy na sexta-feira (18). A notícia de sua indicação fez o dólar subir mais de 1% e a Bolsa de Valores cair 2,98%. A ideia para esta segunda, por volta do meio-dia, é o novo ministro apresentar sua estratégia à frente da equipe econômica.

Barbosa deve repetir aos investidores que não abandonará o ajuste fiscal, que cumprirá a meta de superavit primário de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016. A iniciativa foi bem recebida pelo mercado.

Barbosa passou o fim de semana reunido com sua equipe. Ainda segundo a Folha, Dyogo Oliveira será seu secretário-executivo na Fazenda, deixando o mesmo cargo no Ministério do Planejamento, e Manoel Pires, secretário de assuntos econômicos do Planejamento, deve assumir a Secretaria de Política Econômica da Fazenda.