fao

Preço dos alimentos em agosto teve maior queda em sete anos

Desvalorização do real frente ao dólar influenciou para que o preço do açúcar caísse 10% no mês passado

Divulgação/FAO

FAO destaca que o resultado foi motivado pelo preço da energia e desaceleração da economia chinesa

São Paulo – O Índice de Preço dos Alimentos registrou 155.7 pontos em agosto, segundo os dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Os números apontam uma queda de 5,2% em relação a julho, e representam o declínio mais acentuado desde dezembro de 2008. São avaliadas cinco commodities: cereais, carnes, laticínios, óleos vegetais e açúcar.

A FAO destaca que o resultado foi motivado pelo preço da energia e desaceleração da economia chinesa. A desvalorização do real frente ao dólar influenciou para que o preço do açúcar caísse 10% no mês passado.

Devido à melhoria na produção, os preços dos cereais caíram 7%, do óleo vegetal  8,6%, e os laticínios em 9,1%.

Para este ano, a expectativa é de que a produção chegue a 2,5 bilhões de toneladas, ou 0,8% menor do que o recorde de 2014. Já a produção de grãos deve alcançar 1,3 bilhão de toneladas.

Em julho, a produção global de grãos subiu, segundo a FAO, graças às boas condições de plantio de milho na Argentina, no Brasil e nos Estados Unidos. A produção mundial de arroz também melhorou e a FAO prevê 501 milhões de toneladas produzidas em 2015.

Com informações da Rádio ONU

Leia também

Últimas notícias