relatório

OIT: micro e pequenas empresas são maiores fontes de emprego

Documento aponta que MPEs são caracterizadas por alta rotatividade; diretor do órgão afirma que governos devem oferecer condições para o crescimento do setor

Marcos Santos/USP Imagens

Trabalhadores independentes e as micro pequenas empresas representam 75% dos empregos na América Latina e Caribe

São Paulo – Micro e pequenas empresas (MPEs) são a maior fonte de emprego e apresentam alta rotatividade, segundo revelou o relatório “Pequenas Empresas, Grandes Brechas”, apresentado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo o estudo, referente à América Latina e Caribe, as MPEs também possuem baixa produção e são os principais nichos de informalidade.

Para o diretor da OIT, José Manuel Salazar, essas empresas criam brechas para o trabalho, e ao mesmo tempo, enfraquecem o crescimento da produtividade. “A predominância de MPEs na estrutura produtiva cria grandes brechas de trabalho decente e de condições de trabalho, enquanto freia o crescimento da produtividade e das economias em geral.”

De acordo com o relatório, os trabalhadores independentes e as micro e pequenas empresas representam 75% dos empregos na América Latina e Caribe. Para o diretor da OIT, é necessário que os governos ofereçam condições para o crescimento dessas empresas, como simplificação da regulamentação de trabalho, acesso ao financiamento, medidas de apoio à formalização da empresa e estratégias para aumentar a produtividade.

O documento também mostra que no Brasil a taxa de criação e fechamento de empresas é de 8%, tendo grupos de empresas jovens com rápido crescimento de emprego.

Com informações da OIT