indústria

Para Dieese, país precisa reorganizar estratégias de crescimento

Para o diretor técnico do instituto, o caminho está em incrementar investimentos em produtividade, ciência, tecnologia e inovação

Marcelo Camargo/ABr

Pátios lotados de carros e concessionárias paradas, setor sente efeitos da redução da atividade econômica

São Paulo – “É necessário reorganizar estratégias para que o país possa retomar o crescimento econômico”, comenta o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, hoje (29), na Rádio Brasil Atual, sobre a situação da indústria brasileira, especialmente as montadoras. Ele defende novos modelos de incentivo que garantam a continuidade do bom desempenho dos últimos anos. “O Brasil precisa retomar o crescimento econômico e a dinâmica de mais de uma década de crescimento em empregos, salários, transferência de renda e crédito. Tudo isso gerou um incremento da atividade produtiva”, diz.

Para Clemente, a necessidade de retomada fica evidente: “Na medida em que nós perdemos o emprego, perdemos salários. Então, ocorre a queda no consumo geral e na produção. Isso gera um ciclo destrutivo para a economia, com reflexos extremamente perversos para toda a sociedade”, explica.

O cenário na indústria vem apresentando números negativos e preocupando trabalhadores do setor. “Os pátios lotados sem escoamento do estoque, montadoras anunciam frequentemente férias coletivas, demissões e reduções nas jornadas de trabalho, com redução salarial”, cita Clemente. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a projeção é de queda de 18% nas vendas de automóveis neste ano em relação a 2014.

“O caminho está em incrementar investimentos em produtividade, ciência, tecnologia e inovação para, em conjunto com o consumo, podermos sustentar o crescimento”, diz Clemente.

Ouça a entrevista completa:

Leia também

Últimas notícias