Correção

Governo acena com negociação sobre tabela do Imposto de Renda

'Proposta está sendo construída no diálogo', diz Pepe Vargas, que espera acordo até sessão conjunta do Congresso prevista para amanhã

arquivo rba

São Paulo – O ministro de Relações Institucionais, Pepe Vargas, disse ontem (9) à noite que o governo abriu negociação com a base aliada para discutir o veto presidencial à correção de 6,5% na tabela do Imposto de Renda. O tema será discutido no Congresso amanhã, em sessão conjunta, e foi tema de conversas durante encontro da presidenta Dilma Rousseff com parlamentares. “Objetivamente, essa proposta está sendo construída no diálogo. A questão central é essa”, afirmou, durante entrevista coletiva.

“Mas não posso afirmar o que é, pois está sendo construída. A ideia é que o presidente da Câmara e do Senado sejam ouvidos”, acrescentou Pepe Vargas, lembrando ainda que haverá também reuniões com os líderes na Câmara. “Outra coisa importante é que a convocação da sessão do Congresso é quarta-feira. Então temos, ao logo do dia de amanhã (hoje), condições de fazer esse diálogo ampliado, ouvindo todos os interessados.”

A correção da tabela em 6,5% foi vetada em janeiro. O governo alegou que um reajuste acima desse percentual não caberia no Orçamento e propôs 4,5%. Se não houver acordo, o Congresso pode tentar derrubar o veto.

Alguns vetos presidenciais estão trancando a pauta do Legislativo, caso do Imposto de Renda e da alíquota de contribuição para a Previdência Social de trabalhadores e empregadores do setor doméstico, além do Orçamento Geral da União. Os canais de diálogo com o Parlamento estão abertos, inclusive com a participação da presidenta, garantiu Pepe.

Com informações do Blog do Planalto e da Agência Brasil