Politica social

Dilma assina MP que mantém valorização do salário mínimo até 2019

Presidenta diz que política do mínimo foi um dos 'sustentáculos' da economia. Ela destacou papel das centrais sindicais e agradeceu participação do Congresso

roberto stuckert filho/pr

“Se a gente puder elencar as coisas que mudaram o Brasil, uma delas é a valorização do salário mínimo”, disse Dilma

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff assinou na tarde de hoje (24) medida provisória que renova até 2019 a política de valorização do salário mínimo, iniciada no primeiro mandato do governo Lula. O novo texto deve substituir projeto de lei aprovado duas semanas atrás pela Câmara.

“Creio que é um sustentáculo do desenvolvimento”, afirmou Dilma, lembrando que o aumento acumulado nos últimos anos foi “um dos motivos pelos quais conseguimos passar por esse momento de dificuldade”. Ela voltou a manifestar otimismo em relação à recuperação da economia. “Este país tem uma economia sólida, não temos nenhum desequilíbrio. O país está passando por uma dificuldade conjuntural.”

Também fez referência ao ajuste fiscal. “O governo sabe que o ajuste é fundamental para o Brasil. Isso não significa que as políticas sociais não estejam mantidas. Se a gente puder elencar as coisas que mudaram o Brasil, uma delas é a valorização do salário mínimo”, disse Dilma. “Podemos enfrentar os ciclos (econômicos) de forma a garantir que as conquistas que nós atingimos não sejam comprometidas.”

A política do salário mínimo é resultado de uma campanha iniciada em 2004 pelas centrais sindicais, que realizaram três marchas a Brasília para pressionar Executivo e Legislativo. Em 2007, foi criada uma política permanente, que tinha como critérios reajuste pela inflação do ano anterior mais aumento real conforme a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores, além de antecipação da data-base de revisão a cada ano, até chegar a janeiro, o que aconteceu em 2010. “Esta sistemática se mostrou eficiente na recuperação do valor do salário mínimo e é reconhecida como um dos fatores mais importantes no aumento da renda da população mais pobre”, afirma o Dieese.

Em janeiro deste ano, o mínimo foi fixado em R$ 788. Desde 2002, de acordo com o instituto, ganho real soma 76,54%.

Em entrevista coletiva logo após a assinatura da MP, Dilma destacou o papel das centrais, que “construíram conosco a política de valorização do salário mínimo”. E também ressaltou o papel do Congresso. “É um momento especial e agradeço aos parlamentares, porque foi com a compreensão e participação (deles) que estamos dando esse passo. Sabemos que é da relação político-democrática aceitar críticas. Recebemos e aceitamos. Agora fazemos por onde atender.”

Leia também

Últimas notícias