recuo

Caixa não vai mais abrir capital, segundo jornal

Nota do 'Valor Econômico' diz que medida seria pouco lucrativa, demorada e colocaria investimentos sociais em risco

CC

Caixa: bancários defendem banco 100% público; anúncio havia sido feito em dezembro pela presidenta Dilma Rousseff

São Paulo – O governo desistiu de abrir o capital da Caixa Econômica Federal, segundo informações do jornal Valor Econômico. A nota publicada ontem (9) diz que a oferta de ações, na avaliação do governo, poderia prejudicar investimentos sociais da instituição, além de ser um processo demorado e pouco lucrativo. A medida ficaria restrita apenas à Caixa Seguros, que já funciona em sociedade com uma seguradora francesa.

Nas últimas semanas, centenas de bancários protestaram em todo o país em defesa da Caixa 100% pública. O anúncio sobre a intenção de abrir o capital o banco foi feito pela presidenta Dilma Rousseff em dezembro do ano passado. A notícia foi recebida com cautela pelos trabalhadores, que evitam comemorar antes da confirmação oficial da decisão.

“Vamos manter a mobilização dos bancários e da sociedade, pois ainda não obtivemos uma posição oficial do governo sobre a abertura de capital da Caixa. Já fizemos vários pedidos de audiências e, enquanto não formos recebidos, seguiremos intensificando a pressão em defesa da manutenção da Caixa 100% pública”, afirma o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Carlos Cordeiro.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo, ressalta a importância da conscientização e mobilização da categoria: “Mostramos para os bancários que a medida seria extremamente prejudicial para a sociedade e para os trabalhadores. Se o governo recuou na abertura do capital da Caixa, com mais mobilizações poderemos conquistar outras mudanças”.