planejamento

Cálculo do salário mínimo não mudará, diz ministério do Planejamento

Depois de afirmar ontem durante posse que cálculo do salário mínimo iria mudar, ministro Barbosa volta atrás e divulga nota dizendo que regras serão mantidas em proposta que será enviada ao Congresso

Marcelo Camargo/ABr

Barbosa havia dito ontem, durante posse, que governo iria propor nova regra de reajuste do salário mínimo

Brasília O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão enviou nota à imprensa hoje (3) informando que o cálculo do salário mínimo a partir de 2016 seguirá a regra vigente atualmente. De acordo com o comunicado, a proposta requer um novo projeto de lei, que será enviado ao Congresso este ano. A nota atribui as informações ao novo ministro da pasta, Nelson Barbosa.

Ontem (2) Barbosa havia falado a jornalistas sobre possívelmudança na regra de cálculoa partir do ano que vem. “O cálculo do salário mínimo nós vamos enviar ao Congresso no momento oportuno. A regra atual ainda vale para 2015. Nós vamos propor uma nova regra para 2016-2019 ao Congresso Nacional. Continuará a haver aumento real do salário mínimo”, disse.

O ministro deu as declarações em entrevista após receber o cargo da antecessora, Miriam Belchior. Para este ano, um decreto publicado no fim de dezembrofixou o salário mínimo em R$ 788. Em 2014, o valor vigente foi R$ 724.

Leia também

Últimas notícias