Novo governo

Posse de Levy na Fazenda é confirmada para segunda-feira

Mantega deixa o cargo após mais de oito anos

Valter Campanato/Agência Brasil
levy.jpg

Levy trabalhou no setor financeiro e no setor público; tem a missão de equilibrar as contas do governo

Brasília – O novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, receberá o cargo de seu antecessor, Guido Mantega, em cerimônia às 15h de segunda-feira (5), no auditório do Banco Central (BC). A informação foi divulgada há pouco pela assessoria de comunicação do Ministério da Fazenda. Mantega, que assumiu a pasta em 2006, permaneceu à frente do ministério por mais de oito anos.

Seu sucessor, Joaquim Levy, tem experiência tanto no mercado financeiro quanto no setor público. Ocupou cargos no governo federal e no governo do estado do Rio de Janeiro. Foi, ainda, vice-presidente de Finanças e Administração do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Desde 2010, está no Bradesco.

Já a transmissão de cargo do novo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, está marcada para sexta-feira (2), às 10h. Barbosa substituirá Miriam Belchior, que assumiu o cargo em janeiro de 2011.

Ex-secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Barbosa também integrou a equipe econômica dos dois governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De 2004 a 2006, trabalhou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).