informação

Cidadão poderá acessar operações de crédito em sistema do Banco Central

Brasília – O Banco Central (BC) publicou hoje (18), no Diário Oficial da União, circular criando um sistema que permite aos cidadãos o acesso, via internet, a dados sobre suas operações […]

Brasília – O Banco Central (BC) publicou hoje (18), no Diário Oficial da União, circular criando um sistema que permite aos cidadãos o acesso, via internet, a dados sobre suas operações de crédito e relacionamentos com o sistema financeiro. De acordo com o BC, o Registrato permitirá o acesso a informações como o histórico de empréstimos em cada instituição financeira, sem a necessidade de deslocamento ou envio de solicitação com firma reconhecida e cópia de documentos pessoais.

Os dados oficiais podem ser utilizados, por exemplo, para solicitação de empréstimo em outros bancos. As informações só podem ser consultadas pelo próprio cliente ou por quem ele autorizar. Embora os relatórios de dados sejam produzidos pelo BC, o teor das informações é de responsabilidade das instituições financeiras, encarregadas do fornecimento.

Para ter acesso, o cidadão deve acessar a página do sistema e seguir as instruções para cadastro. Dependendo do tipo de serviço bancário usado, haverá a necessidade de se dirigir às representações do BC para obter a senha do primeiro acesso ou ao banco para a validação de frase de segurança.