na tela

Vendas no comércio crescem em maio

Segundo o IBGE, Dia das Mães e compra de TVs influenciaram o resultado

Marcelo Camargo/Abr

Hipermercados estão entre os destaques das vendas de maio

São Paulo – O volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,5% de abril para maio, enquanto a receita nominal aumentou 1%, segundo pesquisa divulgada hoje (16) pelo IBGE. Na comparação com maio do ano passado, as vendas subiram 4,8% e a receita, 11,4%. No ano, as altas estão acumuladas em 5% e 4,9%, respectivamente. Em 12 meses, o volume aumenta 11,2% e a receita, em 11,7%.

Segundo o instituto, em maio, houve variação positiva nas oito das dez atividades pesquisadas. Em relação a igual mês de 2013, de oito atividades, seis registraram aumento no volume de vendas, com destaque para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (12,4%) e móveis e eletrodomésticos (8,3%).

De acordo com o IBGE, o segmento de hipermercados continua respondendo pelo principal impacto no resultado geral do varejo (31% do total). “A alta do volume de vendas este mês está ligada ao aumento das vendas decorrente da comemoração do Dia das Mães”, informa. O segundo maior impacto (26%) veio de artigos de uso pessoal e doméstico, que inclui segmentos como lojas de departamento, óticas, joalherias, artigos esportivos e brinquedos. Também nesse caso, houve influência da data comercial, assim como no caso de móveis e eletrodomésticos (participação de 22%).

“Apesar do menor ritmo de crescimento do crédito, a alta da atividade em maio, superando até a média do setor, reflete as compras do Dia das Mães e o aumento das vendas de televisores para a Copa do Mundo”, diz o instituto.