Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2014 / 05 / Presidente do BNDES recebe demandas de prefeitos do ABC paulista

apoio financeiro

Presidente do BNDES recebe demandas de prefeitos do ABC paulista

por Redação RBA publicado 06/05/2014 10h59, última modificação 07/05/2014 09h52
BNDS_.jpg

Luciano Coutinho (entre Marques e Marinho) afirmou que mudanças já estão sendo implementadas na região

São Paulo – Prefeitos da região do ABC paulista entregaram documento ontem (5) ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, reivindicando apoio financeiro para o desenvolvimento integrado econômico, urbano e de infraestrutura na região. A ato foi realizado durante evento do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que reúne os sete municípios da região  – Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra – para o planejamento e articulação de ações regionais. A reportagem foi ao ar na edição de ontem (5) do Seu Jornal, da TVT.

“Nós vamos examinar isso com todo carinho, principalmente pelo mérito desse projeto”, afirmou Coutinho. O consórcio planeja criar uma central de dados, que deve facilitar a integração da logística entre os municípios em áreas como saúde, segurança e tráfego. Segundo Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio, a ideia vai "agilizar muito as ferramentas de gestão".

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Grande ABC e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, esteve presente no evento e apresentou as demandas dos trabalhadores do setor industrial. “É preciso que o BNDES crie um programa forte para que as ferramentarias obtenham recursos”, afirmou, prevendo que a indústria automobilística passe por um ciclo de crescimento nos próximos anos.

Além disso, Marques reafirmou a Coutinho a necessidade da renovação da frota nacional de caminhões. Segundo ele, as dificuldades de financiamento para a compra destes veículos estão resultando em desemprego e queda na produção do setor. O presidente do BNDES, por sua vez, respondeu que mudanças foram recentemente implementadas, visando acelerar a demanda para caminhões e ampliando o nível de financiamento. “A cobertura do financiamento chega a 90% no caso das grandes empresas, e de até 100% para a compra de caminhões por pequenas empresas.”

A construção do monotrilho no ABC, linha 18, também esteve na pauta do evento. O monotrilho deve ligar a capital paulista ao ABC pelas estações Tamanduateí, na zona leste, e Djalma Dutra, em São Bernardo.

Assista a reportagem realizada pela TVT: