Você está aqui: Página Inicial / Economia / 2013 / 05 / Elevar juros não combate a inflação e prejudica a economia, dizem indústrias

copom

Elevar juros não combate a inflação e prejudica a economia, dizem indústrias

Para a CNI, aumento de meio ponto na taxa Selic prejudica o setor: "Sem uma participação expressiva da indústria, o país cresce pouco”
por Agência Brasil, com Redação RBA publicado 29/05/2013 21h30
Para a CNI, aumento de meio ponto na taxa Selic prejudica o setor: "Sem uma participação expressiva da indústria, o país cresce pouco”

Brasília – A alta de 0,5 ponto percentual na taxa Selic é ineficiente para combater a inflação e prejudica a recuperação da economia e dos investimentos, criticou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em comunicado, a entidade alegou que a elevação da taxa básica de juros impõe mais dificuldades para a indústria, que já está estagnada, retomar o crescimento.

“Como acaba de mostrar o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, a indústria permanece estagnada. Segundo a CNI, neste cenário, o aumento nos juros é ainda mais prejudicial ao setor, justamente o de maior capacidade de recuperação e de contribuição à retomada da economia. Sem uma participação expressiva da indústria, o país cresce pouco”, ressaltou.

Segundo a CNI, a inflação no Brasil decorre de problemas estruturais da economia, como o custo dos serviços. A entidade cobrou medidas complementares, além da política monetária, para lidar com o problema.

“Para a CNI, a elevação isolada dos juros não é a melhor forma de enfrentar essa equação, porque prejudica a expansão dos investimentos e dificulta o aumento da oferta”, concluiu o comunicado.

registrado em: , , ,