Trabalhadores, empresários e poder público debatem novo regime automotivo

Seminário promovido pelo Sindicado dos Metalúrgicos do ABC acontece no próximo dia 24 na Universidade Metodista de São Bernardo

São Paulo – O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realiza no próximo dia 24 o seminário Inovar-Auto: Oportunidades e Desafios na região do ABC, com o objetivo de aprofundar o debate sobre o Novo Regime Automotivo brasileiro. “Para que isso aconteça, vamos reunir todos os atores envolvidos nesse processo, como trabalhadores, empresários, poder público e universidade”, diz o presidente da entidade, Rafael Marques.

Por isso, também estão na organização do evento o Consórcio Intermunicipal e Agência de Desenvolvimento Econômico da região, o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e a Universidade Metodista, que sediará o evento.

Rafael destacou que o seminário será uma oportunidade para ouvir pessoas fora do movimento sindical, como o presidente da Volkswagen no Brasil, Thomas Schmall, o vice-presidente da Ford para a América Latina, Rogelio Goldfarb, e o vice-presidente Mundial de Desenvolvimento de Sistemas e Componentes de Motores da Mahle, Ricardo Simões de Abreu, entre outros.

Desenvolvimento

Já o poder público estará presente nas figuras do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix; e a secretária do Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Heloísa Regina Guimarães Menezes.

“O Inovar-Auto têm três pontos fundamentais para toda a cadeia automotiva”, lembrou Rafael. “Em primeiro lugar, estabelece o conteúdo regional; depois, estimula projetos de ferramentaria; e, finalmente, incentiva a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico”, afirmou. “Por tudo isso, o seminário é um instrumento importante no fortalecimento da indústria e na valorização do emprego no setor.”

Autopeças

Ainda segundo Rafael, o encontro irá possibilitar a organização do setor de autopeças para enfrentar dois de seus desafios principais. “Inicialmente temos a tarefa de constituir o Arranjo Produtivo Local, o APL de Autopeças”, destacou. “A seguir, vamos contribuir para a criação do Inovar-Peças, que será uma política de apoio ao setor”, frisou.

O sindicalista tem visitado diversas empresas do setor e verificado o potencial produtivo de cada uma delas.“O ABC concentra as autopeças que produzem para todo o Brasil, e a capacidade dos trabalhadores da região é incontestável.”

Serviço:
Seminário Inovar-Auto: Oportunidades e Desafios na Região do ABC

Quando: 24 de abril
Horário: das 13h30 às 19h
Onde: Salão Nobre da Universidade Metodista, em São Bernardo

Com informações do jornal Tribuna Metalúrgica