Governo zera IOF para financiamento de projetos de infraestrutura

Ampliação da malha ferroviária está entre contempladas com isenção de imposto para operações de financiamento (©Rubens Chavez/Folhapress/Arquivo) São Paulo – O Diário Oficial da União publica em sua edição de […]

Ampliação da malha ferroviária está entre contempladas com isenção de imposto para operações de financiamento (©Rubens Chavez/Folhapress/Arquivo)

São Paulo – O Diário Oficial da União publica em sua edição de hoje (2) o Decreto nº 7.975, da Presidência da República, que reduz a zero a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para financiamento de itens como bens de capital, energia, investimento tecnológico e infraestrutura. A vigência da norma é imediata.

Com o decreto, passam a ser beneficiados os financiamentos de projetos de infraestrutura logística (obras de rodovias, ferrovias, portos e de geração de energia), de bens de capital (máquinas e equipamentos industriais), projetos de engenharia e inovação tecnológica, entre outros. Essas operações de crédito já estavam com a taxa de juros reduzida por fazerem parte do Programa de Sustentação do Investimento (PSI).

A medida – mais uma para estimular a atividade econômica do país – torna mais barato o financiamento dos setores envolvidos em infraestrutura e pretende ainda melhorar a competitividade da indústria nacional.

O anúncio vem no mesmo dia em que a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que indústria brasileira sofreu queda de 2,5% na produção de janeiro para fevereiro deste ano.

Leia também

Últimas notícias