Bancos Centrais da América do Sul devem criar rede de cooperação

Rio de Janeiro – Representantes de bancos centrais de dez países sul-americanos estão reunidos hoje (12) no Rio de Janeiro. Entre os assuntos da 25ª Reunião de Presidentes de Bancos […]

Rio de Janeiro – Representantes de bancos centrais de dez países sul-americanos estão reunidos hoje (12) no Rio de Janeiro. Entre os assuntos da 25ª Reunião de Presidentes de Bancos Centrais da América do Sul está a adoção de princípios de Basileia 3 e o fluxo de capitais estrangeiros no continente.

Também deve ser discutida na reunião de hoje a criação de uma rede de cooperação entre os bancos centrais dos países, de forma permanente. O Acordo de Basileia 3, proposto pelas principais economias do mundo há três anos, prevê reformas na regulamentação de instituições financeiras, para reduzir os impactos de crises bancárias.

Presidentes dos bancos de oito países estão presentes na reunião, entre eles o brasileiro Alexandre Tombini. Apenas a Bolívia e a Venezuela enviaram representantes do presidente. A reunião ocorre duas vezes por ano. Um comunicado conjunto deve ser divulgado ao final do encontro, na tarde de hoje.