Taxa de juros para pessoa física é a menor desde 1995

Economistas acreditam que juros praticados pelas instituições financeiras devem baixar ainda mais durante o ano (CC/Rodrigo Amorim) São Paulo – A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou […]

Economistas acreditam que juros praticados pelas instituições financeiras devem baixar ainda mais durante o ano (CC/Rodrigo Amorim)

São Paulo – A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou redução de 0,01 ponto percentual em janeiro, passando 5,44% ao mês em dezembro, para 5,43% ao mês em janeiro, a menor desde 1995. Para pessoa jurídica, a taxa de juros média geral manteve-se estável em 3,07% ao mês, a mesma de dezembro, também a menor desde 1995. O levantamento divulgado hoje (13) é da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade.

Três das seis linhas de crédito para pessoas físicas pesquisadas mantiveram-se inalteradas em relação a dezembro: cartão de crédito rotativo (juro de 9,3%), empréstimo pessoal feito por bancos (2,93%) e empréstimo pessoal feito por financeiras (6,96%). Juros do comércio (4%) e cheque especial (7,77%) tiveram redução, respectivamente de 0,06 e 0,05 pontos percentuais. Financiamento de veículos feito por bancos (1,54%) subiu 0,02 pontos percentuais.

Das três taxas de juros praticadas para as pessoas jurídicas, desconto de duplicatas (2,22%) manteve-se inalterada, conta garantida (5,55%) teve queda de 0,02 pontos percentuais, e capital de giro (1,45%) teve elevação de 0,04 ponto percentual.

A expectativa associação é que as taxas de juros voltem a ser reduzidas nos próximos meses “por conta da melhora da economia, pela maior competição no sistema financeiro – após os bancos públicos promoverem reduções em suas taxas de juros -, bem como a expectativa de redução dos índices de inadimplência”.