Ministério da Fazenda anuncia que PSI vai financiar infraestrutura de logística

  Brasília – O Programa de Sustentação do Investimento (PSI) poderá financiar projetos de infraestrutura de logística, informou hoje (25) o Ministério da Fazenda, por meio de nota. A alteração […]

 

Brasília – O Programa de Sustentação do Investimento (PSI) poderá financiar projetos de infraestrutura de logística, informou hoje (25) o Ministério da Fazenda, por meio de nota. A alteração no PSI 2013 será editada na próxima segunda-feira (28), por medida provisória.

Segundo o comunicado, a mudança vai permitir que o PSI viabilize a requisição de projetos no âmbito do Programa de Investimentos em Logística: Rodovias e Ferrovias. Atualmente, o PSI apenas empresta recursos para aquisição de bens de capital e estímulo à inovação.

O financiamento dos projetos de infraestrutura logística no PSI 2013 terá taxa de juros de 3% ao ano nas operações contratadas no primeiro semestre e de 3,5% ao ano no segundo semestre. O prazo de financiamento é de até 20 anos com carência de até 36 meses.

“Esta é mais uma medida de apoio aos investimentos, que são fundamentais para sustentar um crescimento econômico robusto e sustentável no longo prazo”, avaliou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. “A iniciativa reforça nosso cenário de crescimento dos investimentos em 2013, liderando a expansão da economia brasileira”, completou o titular da pasta, em nota.

Os recursos para essa nova modalidade de financiamento do PSI serão originários da parcela de R$ 15 bilhões de recursos próprios do sistema bancário, decorrentes da liberação de depósitos compulsórios sobre depósitos à vista. O montante total do PSI 2013 continua previsto em R$ 100 bilhões.

 

Leia também

Últimas notícias