Emprego estável e aumento da renda mantêm vendas do comércio em alta

Atividade do varejo registra em outubro crescimento pelo quinto mês consecutivo, aponta IBGE

Hipermercados em alta. Comércio registra altas de vendas associadas a medidas do governo para estimular economia (Marcelo Camargo/ABr)

São Paulo – O volume de vendas do comércio varejista cresceu 0,8% de setembro para outubro, no quinto mês seguido de alta, segundo divulgou hoje (13) o IBGE. Na comparação com outubro do ano passado, a expansão foi de 9,1%. As vendas ainda acumulam aumento de 8,9% no ano e de 8,5% em 12 meses. Em receita, o crescimento foi de 1,1% no mês, 13,9% sobre igual mês de 2011, 12,3% no ano e 12% em 12 meses.

Também em relação a outubro do ano passado todas as atividades do varejo tiveram variação positiva no volume de vendas, com destaque para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,7%), móveis e eletrodomésticos (13%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (13,6%), combustíveis e lubrificantes (11,5%) e artigos farmacêuticos (12,8%), entre outros. 

De acordo com o IBGE, o segmento de hipermercados teve mais uma vez a maior contribuição para a taxa geral (33%). “Por conta da inflação no setor, o segmento teve desempenho abaixo do resultado do varejo, ao contrário de setembro. Mas a atividade vem sendo impulsionada pelo aumento do poder de compra da população, decorrente do crescimento da massa de rendimento e da estabilidade do emprego.” O segmento acumula altas de 8,7% e 8,1%, respectivamente.

O segundo maior impacto, de 26%, veio do segmento de móveis e eletrodomésticos. O IBGE atribui o resultado “ao crédito, à redução de preços dos eletroeletrônicos estimulada pela manutenção da redução do IPI e à trajetória positiva da massa de rendimentos real habitual dos assalariados”. O crescimento desse setor é de 13,1% no ano e de 13,3% nos últimos 12 meses, até outubro.