Copom interrompe ciclo de quedas e mantém taxa de juros em 7,25% ao ano

São Paulo – Na última reunião do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu por unanimidade na noite de hoje (28) manter a taxa básica de juros (Selic) em […]

São Paulo – Na última reunião do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu por unanimidade na noite de hoje (28) manter a taxa básica de juros (Selic) em 7,25% ao ano, sem viés, interrompendo o processo de redução. O índice sofreu dez reduções seguidas de agosto do ano passado, quando estava em 12,5% ao ano, até agora. Este é o nível mais baixo da história do Copom, criado em 1996, e prevalece pelo menos até 15 de janeiro. A decisão foi ao encontro da expectativa dos analistas, que apostam na manutenção do patamar atual durante todo o ano de 2013. Na semana passada, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, já dava sinais nesse sentido.

Em nota, o BC informou que considerando o balanço de riscos para a inflação, a recuperação da atividade doméstica e a complexidade que envolve o ambiente internacional, o Comitê entendeu que a estabilidade das condições monetárias por um período de tempo suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta, ainda que de forma não linear.