Governo prorroga IPI menor para veículos até 31 de dezembro

Presidenta fez anúncio nesta quarta, durante abertura do Salão Automóvel de São Paulo (Foto: Nacho Doce/Reuters) São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (24), durante a cerimônia de abertura […]

Presidenta fez anúncio nesta quarta, durante abertura do Salão Automóvel de São Paulo (Foto: Nacho Doce/Reuters)

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (24), durante a cerimônia de abertura do Salão do Automóvel em São Paulo, a prorrogação das alíquotas menores do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de automóveis até 31 de dezembro deste ano. 

O anúncio da extensão do prazo com IPI reduzido sobre automóveis era esperado pela indústria. No início da semana, uma fonte da equipe econômica do governo adiantou à Reuters que a decisão final sobre a medida seria tomada nos próximos dias.

A redução do IPI para veículos foi anunciada em 21 de maio, com validade até o fim de agosto, prazo estendido até 31 de outubro, na primeira prorrogação da medida.

Dilma aproveitou o discurso para uma plateia repleta de representantes da indústria automobilística para fazer uma vigorosa defesa do novo regime automotivo, o Inovar-Auto.

“Nós queremos gerar tecnologia, porque o nosso país tem um desafio e chama-se o desafio da produção, e produzir vai significar para o nosso país ter uma imensa capacidade de inovar”, disse a presidenta. “Não é possível que a gente ache que o nossos país não possa gerar conhecimento científico e tecnológico na indústria automobilística.”

Dilma disse que o Inovar-Auto não pretende acabar com as importações de veículos. “Nós vamos continuar importando, mas o que não vamos fazer é sobretudo importar”, afirmou, ressaltando que o mercado brasileiro é atrativo o suficiente para gerar os investimentos necessários para o novo regime automotivo.

“O que fica claro é que nós somos um mercado extremamente atraente, temos de ter consciência disso”, afirmou a presidenta. “É um mercado significativo, com uma imensa capacidade de gerar oportunidades para todos, por isso acredito que o Inovar-Auto combina várias coisas.”

“Apesar de ser um país com grande capacidade de produção de commodities, tem que ser capaz de agregar valor e de produzir inovação na indústria”, acrescentou.