Governo aumenta imposto de cem produtos importados

Lista inclui de batata a disjuntores e resinas, passando por pneus e resinas de policarbonato; objetivo do governo é estimular a produção nacional

Brasília –  O Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu hoje (4) aumentar o Imposto de Importação de cem produtos, estabelecendo uma alíquota de até 25% até o final do mês, depois de consultar os países-membros do Mercosul. Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, a medida está dentro das regras da Organização Mundial do Comércio. Ele lembrou que os acordos firmados na entidade permitem ao Brasil aumentar o imposto de importação a até 35% para grande parte de produtos industrializados e até 55% para grande parte dos agrícolas importados pelo país.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a medida serve de estímulo à produção nacional e que o governo vai monitorar os preços destes produtos no mercado interno. “Se houver aumento, haverá inflação e nós não queremos isso”, disse Mantega. O ministro disse que, se isso ocorrer, o produto poderá ser retirado da lista. “Vivemos um momento em que está faltando mercado no mundo e os exportadores vêm atrás do Brasil, que é um dos poucos mercados que cresce, e a nossa indústria está sendo prejudicada com isso”, acrescentou.

Acesse a lista dos cem produtos