Ministério da Fazenda reduz para 3% previsão oficial de crescimento da economia em 2012

Brasília – O Ministério da Fazenda reduziu de 4,5% para 3% a previsão oficial de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012. A estimativa foi divulgada há pouco na […]

Brasília – O Ministério da Fazenda reduziu de 4,5% para 3% a previsão oficial de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012. A estimativa foi divulgada há pouco na publicação Economia Brasileira em Perspectiva, documento que contém projeções sobre o cenário econômico produzido pela Secretaria de Política Econômica da pasta.

Para 2013, a previsão de crescimento do PIB foi mantida em 5,5%. Ao mesmo tempo em que reduziu a estimativa do PIB, o ministério aumentou a previsão de inflação oficial pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 4,4% para 4,7% neste ano.

Mesmo com a redução da estimativa de crescimento, as previsões do Ministério da Fazenda são mais otimistas que as do Banco Central (BC). No Relatório de Inflação, divulgado no fim de junho, a autoridade monetária projetava expansão de 2,5% no PIB. Para o IPCA, a estimativa para 2012 também correspondia a 4,7%.

As projeções do mercado financeiro são ainda mais pessimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa com instituições financeiras divulgada toda semana pelo Banco Central, os analistas de mercado apostam em crescimento do PIB de apenas 1,81% e IPCA de 5,11% em 2012. As instituições estimam que a inflação fechará 2013 em 5,5%.