Copom corta taxa básica de juros pela oitava vez seguida, para 8% ao ano

São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortou hoje (11), pela oitava vez seguida, a taxa básica de juros da economia, a Selic, agora em […]

São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortou hoje (11), pela oitava vez seguida, a taxa básica de juros da economia, a Selic, agora em 8% ao ano. A redução de 0,5 ponto percentual era esperada em razão da necessidade de incentivar o crescimento da economia brasileira, que está em ritmo menor devido à crise internacional.

A decisão unânime dos integrantes do Copom renova o patamar mais baixo da história, que havia sido estabelecida na última reunião, em maio, fruto de um ciclo de quedas iniciado em agosto do ano passado. De lá para cá, o corte já chega a quatro pontos percentuais.

O Copom considera que, neste momento, permanecem limitados os riscos para a trajetória da inflação. O Comitê nota ainda que, até agora, dada a fragilidade da economia global, a contribuição do setor externo tem sido desinflacionária”, diz nota divulgada pelo BC.

Além de balizar a remuneração dos títulos públicos brasileiros, a Selic passou este ano a ter importância direta na rentabilidade da caderneta de poupança. O Ministério da Fazenda fixou uma regra definindo que toda vez que a taxa estiver igual ou menor que 8,5% ao ano, o rendimento será calculado a partir de uma fórmula que soma 70% do nível de juros mais a Taxa Referencial (TR). Quando a Selic for maior que 8,5%, prevalece a regra anterior, que junta TR mais 0,5% ao mês. O BC informou que para depósitos realizados hoje (31) a taxa de remuneração será de 0,4828% ao mês + TR.

Leia também

Últimas notícias