Mantega minimiza aumento da inflação e aposta em mercado interno para garantir crescimento

Mantega disse que preocupação agora é com o cenário internacional, principalmente com a situação dos países europeus (Foto:Fábio Pozzebom/ABr) São Paulo – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, minimizou hoje […]

Mantega disse que preocupação agora é com o cenário internacional, principalmente com a situação dos países europeus (Foto:Fábio Pozzebom/ABr)

São Paulo – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, minimizou hoje (10) o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em abril, com a maior alta mensal em um ano. “Nós tivemos uma elevação em relação a março, mas inferior ao mesmo período de 2011”, comentou.

A elevação em 15% no preço do cigarro foi o que puxou para cima a inflação, assim como o aumento do feijão e o reajuste dos salários dos empregados domésticos. “Porém, nada preocupante, porque a inflação vai continuar com uma trajetória de queda”, garantiu.

Para Guido Mantega, a preocupação agora é com o cenário internacional, principalmente com a situação dos países europeus, que se deparam com o agravamento da crise. Desde o início da semana os mercados estão instáveis após os resultados das eleições na França e na Grécia, que parecem ter gerado incertezas na Zona do Euro.

“Está demonstrado que não dá certo só fazer ajuste fiscal, cortar gastos e salários e demitir funcionários. Os países europeus se deparam com essa dura realidade, que já derrubou vários presidentes e primeiros ministros”, comentou Mantega, que disse, ainda, ser necessário que a Zona do Euro reveja a estratégia para sair da crise.

Guido Mantega ressaltou também que o novo presidente da França, François Hollande, assume uma postura correta ao afirmar que não basta fazer ajuste fiscal e reduzir despesas: é preciso também dar estímulos à economia. “Essa é a posição que nós temos defendido há algum tempo”, completou.

PIB

Questionado sobre a possibilidade de o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro crescer abaixo de 3% em 2012, o ministro afirmou: “É claro que o Brasil sofre com o que acontece lá fora, principalmente a indústria. Porém, temos as condições para um crescimento maior porque dependemos do nosso mercado interno.”

Na avaliação de Mantega, o câmbio atual vai ajudar a indústria nacional, pois irá dificultar a entrada de produtos importados. O ministro destacou ainda que o maior problema está no crédito. “Há uma escassez de crédito e as taxas estão elevadas, mas vejo que existe uma boa vontade por parte do setor financeiro para remediar essa situação.”

Com informações da assessoria de comunicação do Ministério da Fazenda

Leia também

Últimas notícias