Juros bancários sobre empréstimo pessoal têm leve queda, indica Procon

Técnicos do Procon ainda sugerem cautela ao contratar serviços de empréstimo ou financiamento

São Paulo – A taxa média de juros sobre o empréstimo pessoal caiu pela segunda vez seguida em outubro, variando agora para 5,85%, ante 5,86% na avaliação anterior, em dois dos sete bancos pesquisados pela Fundação Procon de São Paulo. Pela primeira vez depois de nove meses em alta, os juros cobrados sobre a utilização do cheque especial caíram em média de 9,57% para 9,55% ao mês.

O cliente que faz empréstimo paga correção de 5,35% ao mês com recuo de 0,04% ante setembro no Banco do Brasil, e 6,33% ante os 6,37% no Bradesco. Nos outros bancos pesquisados pelo Procon, como Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander, as taxas permaneceram inalteradas.

O cheque especial teve diminuição de 0,04% em comparação com setembro no Banco do Brasil (diminuiu de 8,49% para 8,45%). No Bradesco a taxa foi alterada de 8,95% para 8,93% ao mês. Na Caixa  Econômica  Federal, o índice passou de 8,27% para 8,20% ao mês. Nos demais bancos, os juros sobre o cheque especial foram mantidos no mesmo patamar cobrado em setembro.

Apesar das quedas, os técnicos da Fundação Procon alertaram que o cenário “continua desfavorável para os empréstimos financeiros, pois as taxas de juros continuam altas”, recomendando cautela ao fazer empréstimos e financiamentos. O levantamento foi feito no último dia 18, antes da reunião mais recente do Comitê de Política Monetária (Copom) que decidiu reduzir em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros, a Selic que foi alterada de 12% para 11,5% ao ano.

Com informações da Agência Brasil

 

Leia também

Últimas notícias