Desemprego em 6% julho é o menor para o mês da série histórica

IBGE espera que indústria puxe queda do desemprego nos próximos meses

São Paulo – O índice de desemprego em julho, medido pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), é o menor desde o início da série histórica, iniciada em 2002. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os 6% medidos no mês passado representam oscilação de 0,2 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2010 e queda de 0,7 ponto na comparação com junho.

A pesquisa avalia a situação do mercado de trabalho nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Belo Horizonte, de Salvador, de Recife e de Porto Alegre.

Os trabalhadores sem emprego somam 1,4 milhões. Em números absolutos, há 12,1% menos pessoas desocupadas do que em julho do ano passado. Têm emprego 22,5 milhões de trabalhadores, 456 mil a mais do que há 12 meses. Possuem carteira de trabalho assinada 10,9 milhões, alta de 1,2% em relação a junho e 7,1% na comparação com um ano atrás. 

O rendimento médio teve alta de 2,2% em relação a junho e atingiu R$ 1.612,90, o valor mais alto para o mês desde 2002. Na comparação com julho de 2010, houve acréscimo de 4,0%. Mais gente registrada e com uma média maior, a avaliação do IBGE é de que houve melhora na qualidade do emprego.

Na avaliação do IBGE, a queda foi menor do que a esperada, em decorrência do histórico dos meses anteriores e da movimentação sazonal. “Havia uma expectativa de queda, mas isso não se confirmou nos dados da pesquisa. O desemprego costuma cair entre os meses de maio e agosto”, disse o coordenador da PME, Cimar Azeredo.

Como a indústria ainda não “deslanchou” na criação de empregos no ano, Azeredo acredita que o desempenho do setor responda pela queda nos níveis de desocupação nos próximos meses. Antes de julho, segundo o estudo, haviam sido registrados aumentos localizados em algumas regiões, mas a expectativa é de que o ritmo se acelere, como costuma ocorrer no final do ano.

Leia também

Últimas notícias