Governo decide reavaliar projeto de construção de mais quatro usinas nucleares no Brasil

Brasília – O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a decisão de construir mais quatro usinas nucleares no Brasil está sendo reavaliada pelo governo. […]

Brasília – O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta quarta-feira (1º) que a decisão de construir mais quatro usinas nucleares no Brasil está sendo reavaliada pelo governo. “Essa previsão está sendo reavaliada pelo Ministério de Minas e Energia e Conselho Nacional de Política Energética [CNPE]. Com o episódio no Japão [em março, quando terremoto e tsunami provocaram um dos mais graves acidentes nucleares da história], tomei a iniciativa de determinar uma reavaliação da segurança. Não estamos submetendo aquilo que já existe, as duas em funcionamento e a terceira em construção [todas em Angra dos Reis]”, disse.

A exemplo do que fez na época do acidente nuclear em Fukushima, no Japão, o ministro afirmou que as usinas em funcionamento hoje no Brasil (Angras 1 e 2) estão entre as mais seguras do planeta. “As nossas estão entre as melhores e mais seguras e produtivas do mundo. As quatro que estão planejadas poderão ser construídas ou reavaliadas”.

Fonte: Agência Brasil