Maria Fernanda deixa presidência da Caixa; Hereda assume

O novo presidente da CEF, Jorge Hereda (Foto: Fernando Donasci/Folhapress) São Paulo – Maria Fernanda Ramos Coelho não é mais a presidenta da Caixa Econômica Federal (CEF). Ela será substituída […]

O novo presidente da CEF, Jorge Hereda (Foto: Fernando Donasci/Folhapress)

São Paulo – Maria Fernanda Ramos Coelho não é mais a presidenta da Caixa Econômica Federal (CEF). Ela será substituída por Jorge Hereda, que ocupava a vice-presidência de Governo da instituição. Ela foi convidada a ocupar uma diretoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento Econômico (BID). Outras quatro vice-presidências também devem ter novos ocupantes.

Jorge Fontes Hereda é natural de Salvador. Formou-se em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e fez mestrado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (USP). Foi secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano de Diadema-SP e secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Também assumiu as secretarias de Desenvolvimento Sustentado do Município de Ribeirão Pires, na região do ABC, e a de Serviços e Obras da capital paulista. No governo federal, foi secretário de Habitação do Ministério das Cidades, entre 2003 a 2005.

A informação sobre a indicação de Maria Fernanda ao BID foi confirmada na tarde desta quinta-feira (24) pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Ela apresentou a carta de demissão na véspera ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, e deve transferir-se para Washington, nos Estados Unidos, sede da instituição.

O BID é uma das mais importantes fontes de financiamento a longo prazo para países da América Latina e do Caribe, em projetos voltados ao desenvolvimento econômico. O Brasil é um dos 48 países que figuram entre os acionistas do organismo.

Vice-presidências

Mantega informou, por meio de nota, o nome dos novos vice-presidentes da Caixa. Para a vaga ocupada por Hereda, assume José Urbano Duarte, funcionário de carreira da instituição. Na vice-presidência de Atendimento e Distribuição, sai Carlos Augusto Borges e entra José Henrique Marques da Cruz, também funcionário de carreira.

Para o cargo ligado a Controle e Risco, Raphael Rezende Neto substitui Marcos Roberto Vasconcellos. O próprio Vasconcellos transfere-se para a vice-presidência de Gestão de Ativos de Terceiros, no lugar de Bolívar Moura Neto.

Geddel Vieira Lima, ex- Ministro da Integração Nacional e candidato derrotado pelo PMDB na eleição ao governo da Bahia, assume a vice-presidência de Pessoa Jurídica no lugar de Carlos de Brito. Por fim, a parte de Tecnologia de Informação terá o funcionário de carreira Joaquim Lima de Oliveira na vaga de Clarice Coppetti.

Leia também

Últimas notícias