Juros ao consumidor voltam a subir em fevereiro, aponta Procon-SP

São Paulo – As taxas de juros ao consumidor apresentaram alta em fevereiro. Segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (14) pela Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP), os juros médios do […]

São Paulo – As taxas de juros ao consumidor apresentaram alta em fevereiro. Segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (14) pela Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP), os juros médios do cheque especial aumentaram 0,16 ponto percentual, chegando ao patamar de 9,29% ao mês. Dos sete bancos pesquisados, cinco elevaram as taxas de juros dessa modalidade de crédito.

Os juros do empréstimo pessoal também registraram pequeno aumento médio, de apenas 0,05 ponto percentual. Com a elevação, a taxa média subiu para 5,39% ao mês. Esse ligeiro aumento foi puxado por duas das sete instituições bancárias pesquisadas.

Na avaliação do Procon-SP, a elevação dos juros é um reflexo do aumento da taxa Selic (juros básicos da economia) para 11,25% ao ano, pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, no dia 19 de janeiro.

O levantamento das taxa de juros médias foi feito nos bancos do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.