Vendas no varejo registram em outubro sexto aumento consecutivo

Rio de Janeiro – O volume de vendas no comércio varejista do país cresceu 0,4% em outubro, em relação ao mês de setembro, e a receita nominal do setor teve […]

Rio de Janeiro – O volume de vendas no comércio varejista do país cresceu 0,4% em outubro, em relação ao mês de setembro, e a receita nominal do setor teve um crescimento de 1,3%, no mesmo período. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os resultados de outubro mostram que o setor completa seis meses consecutivos de taxas positivas no volume de vendas e dez meses seguidos de aumento da receita nominal.

Na comparação com outubro de 2009, o volume de vendas apresentou um crescimento de 8,8%, enquanto a receita nominal aumentou 13,3%. No acumulado de 2010, o aumento do volume de vendas foi de 11,1% e o da receita nominal, de 14,3%. Os resultados dos últimos 12 meses apontam um crescimento de 10,7% no volume de vendas e de 13,8% na receita.

De acordo com a pesquisa, o comércio varejista ampliado, que inclui as atividades veículos e motos, partes e peças e material de construção, registrou aumento de 2,1% no volume de vendas e de 2% na receita nominal, em relação a setembro. Na comparação com outubro de 2009, as variações são de 11,4% e 12%, respectivamente.

Das dez atividades comerciais pesquisadas pelo IBGE, cinco registraram em outubro variações positivas em relação a setembro, com destaque para veículos e motos, partes e peças (6,8%); livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%); e móveis e eletrodomésticos (2,3%). O ramo de material de construção ficou estável. Quatro atividades tiveram desempenho negativo, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-10%).

Já na comparação com outubro de 2009, todas as atividades registram aumentos. Os maiores índices foram os de livros, jornais, revistas e papelaria (15,9%); e de móveis e eletrodomésticos (15,4%).

Ainda em relação a outubro do ano passado, todas as 27 unidades da Federação tiveram resultados positivos, com destaque para o Tocantins (73%), Rondônia (28,8%) e Roraima (27,2%). Entre os estados com maior participação no volume de vendas global do comércio, São Paulo registrou um crescimento de 7,5%; o Rio de Janeiro, de 10,8%; Minas Gerais, de 8,8%; o Rio Grande do Sul, de 9,2%; e Paraná, de 8,1%.