Taxa média de juros para empréstimo pessoal fica em 5,27% em dezembro, diz Procon-SP

Entidade alerta para riscos de se recorrer a crédito em função do Natal (Foto: Afonso Lima/Sxc.hu) São Paulo – A taxa média de juros do empréstimo pessoal ficou em 5,27% […]

Entidade alerta para riscos de se recorrer a crédito em função do Natal (Foto: Afonso Lima/Sxc.hu)

São Paulo – A taxa média de juros do empréstimo pessoal ficou em 5,27% ao mês em dezembro, uma queda de 0,08 ponto percentual em relação à de novembro (5,35% ao mês), segundo levantamento feito pelo Procon-SP. No caso do cheque especial, a taxa manteve-se em 9,12% ao mês na média de todos os bancos pesquisados: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

Segundo o levantamento, em dezembro esses bancos praticamente não alteraram as taxas devido à estabilidade da Selic, que permanece em 10,75% desde julho. Para o Procon-SP, as medidas adotadas pelo Banco Central com o objetivo de frear a expansão do crédito não alteraram significativamente as projeções sobre o rumo da política monetária, pelo menos em curto prazo, mas já anunciam a retomada do ciclo de aperto monetário para o ano que vem.

“Com exigências maiores para emprestar, os bancos poderão repassar o aumento de custos para o consumidor, que terá de encarar taxas de juros mais altas e prazos menores de financiamento. O Natal é uma importante data comemorativa para o comércio e o clima de festa do mês de dezembro pode induzir os consumidores a comprar mais e a contratar empréstimos”, diz o Procon-SP em nota.

Entretanto os economistas da entidade lembram que, para qualquer tipo de contratação, as cobranças começarão a ser feitas no início do próximo ano, período em que há mais despesas com Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e com matrícula e material escolar, entre outras. Além disso, salientam que é preciso planejar o que fazer com o décimo terceiro salário, dando prioridade ao pagamento de dívidas.

Fonte: Agência Brasil