Indústria paulista eliminou 21 mil vagas em novembro

Fiesp e Ciesp preveem que o ano fechará com saldo positivo de 110 mil empregos; produtividade e importações tornaram ritmo de recuperação mais lento

São Paulo – A indústria paulista eliminou 21 mil vagas de outubro para novembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (14) pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Centro das Indústrias (Ciesp). O nível de emprego recuou 0,8% – e ficou praticamente estável com o ajuste sazonal (-0,02%). Segundo a Fiesp e o Ciesp, o principal responsável pelas demissões foi o setor sucroalcooleiro, com 14 mil postos de trabalho a menos nas usinas de açúcar e álcool.

No acumulado do ano, o saldo é positivo, com crescimento de 7,25%, o equivalente a 174,5 mil empregos criados. As entidades preveem que 2010 terminará com saldo de 110 mil empregos, variação de 4,5%. A expectativa é de que 60 mil vagas sejam eliminadas este mês, principalmente no setor sucroalcooleiro.

“Recuperamos parte do que foi perdido. Mas fica o sabor de que poderia ter sido melhor”, afirmou o diretor-titular do Departamento de Economia da Fiesp e do Ciesp, Paulo Francini. Ele acredita que a indústria só retomará o nível anterior à crise no final do ano que vem. Inicialmente, a previsão era de que isso aconteceria já no primeiro trimestre de 2011. Segundo Francini, o ritmo tornou-se mais lento por dois fatores: ganho de produtividade e maior presença de importados no mercado.

A Fiesp e o Ciesp projetam ainda crescimento de 7,7% para o PIB deste ano e de 4,6% em 2011.

Leia também

Últimas notícias