Ex-presidente acusa vice por fraude no Panamericano

O ex-principal executivo do Grupo Silvio Santos, Luiz Sandoval, que se demitiu no mês passado, apontou, pela primeira vez, os nomes de dois supostos responsáveis pela fraude bilionária no Panamericano: […]

O ex-principal executivo do Grupo Silvio Santos, Luiz Sandoval, que se demitiu no mês passado, apontou, pela primeira vez, os nomes de dois supostos responsáveis pela fraude bilionária no Panamericano: o ex-vice-presidente financeiro Wilson Roberto de Aro e o contador Marco Antônio Pereira da Silva.

Em entrevista ao Estado de São Paulo, Sandoval disse que, quando o caso foi descoberto pelo Banco Central (BC), em setembro, o contador admitiu ter maquiado os balanços do banco para esconder um rombo de R$ 2,5 bilhões, Este teria afirmado agir a mando de Aro. Ao ser confrontado sobre a acusação, afirma Sandoval, o ex-vice admitiu ter dado a ordem “para salvar o banco”.

O ex-vice e o contador podem não ser os únicos responsáveis pela fraude contábil. Mas foram os únicos, na versão de Sandoval, a admitir participação no episódio, durante reunião com a presença de outras pessoas.

Na última quinta feira, antevéspera do Natal, Sandoval depôs na Polícia Federal. Foi espontaneamente, apresentou sua versão e abriu mão dos sigilos bancário e fiscal. Sandoval disse que não teve como evitar a fraude. “Eu era presidente do conselho do banco. Isso foi um ato de gestão.” O executivo relatou os dias de grande tensão que a cúpula da instituição viveu em setembro, culminando numa reunião extraordinária com o dono do SBT. “Isso é brincadeira, não pode ser verdade”, reagiu Silvio, perplexo.

Fonte: Sul21