Lula diz que governo fará o necessário para conter alta do real

“Tomaremos tantas medidas quantas forem necessárias para não permitir que o real se valorize muito”, prometeu Lula (Foto: Renato Araújo/Agência Brasil) Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva […]

“Tomaremos tantas medidas quantas forem necessárias para não permitir que o real se valorize muito”, prometeu Lula (Foto: Renato Araújo/Agência Brasil)

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (20) que o governo brasileiro tomará as medidas necessárias para segurar a valorização do real.

“Não existe mágica na economia, foi correta a medida do ministro Guido Mantega (Fazenda)”, disse Lula a jornalistas.

O governo vem tentando frear a alta do real e na segunda-feira, pela segunda vez neste mês, elevou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre aplicações de estrangeiros em renda fixa.

“Tomaremos tantas medidas quantas forem necessárias para não permitir que o real se valorize muito”, afirmou Lula, lembrando que moedas no mundo todo estão se valorizando diante do dólar.

O presidente criticou as maiores economias do mundo por, segundo ele, não saberem como resolver sua própria crise.

“É importante lembrar que o problema não é do Brasil. É importante lembrar que o problema é que todas as moedas do mundo estão se valorizando em relação ao dólar, porque os Estados Unidos precisam encontrar uma forma de recuperar sua economia”

Ele também listou, como pontos positivos, as medidas tomadas para conter a crise financeira de 2008-2009, entre elas a redução de impostos, o aumento do crédito, o estímulo ao consumo e o investimento em infraestrutura.

Fonte: Reuters