Crescimento do emprego formal reflete superação da crise, diz economista do IBGE

Rio de Janeiro – O reaquecimento da economia brasileira, que já mostrou resultados positivos em todos os setores, reflete-se agora no mercado de trabalho, com a abertura de vagas e […]

Rio de Janeiro – O reaquecimento da economia brasileira, que já mostrou resultados positivos em todos os setores, reflete-se agora no mercado de trabalho, com a abertura de vagas e com mais pessoas procurando emprego. A avaliação é do economista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo. De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego do instituto, divulgada hoje (24), a taxa de desemprego de maio foi de 7,5%, a menor para os meses de maio desde 2002.

“Temos, hoje, um mercado de trabalho com mais vigor, que gera postos de trabalho e também acaba estimulando as pessoas a procurarem por emprego”, disse o economista, que é o coordenador da pesquisa. Os dados mostram que, em maio, 272 mil pessoas foram absorvidas pelo mercado de trabalho, o que significa uma redução de 13,4% da população desocupada, que era de 1,8 milhão.

O economista enfatizou, ainda, que o emprego formal continua sua trajetória de expansão. Em relação a maio de 2009, foi registrado um aumento de 698 mil postos de trabalho com carteira assinada.

Leia também

Últimas notícias