Chávez anuncia que Venezuela poderá ter a terceira maior reserva de gás do mundo

Segundo Chávez, reserva seria superada apenas pela Rússia, o Irã e o Catar (Foto: David Mercado/Reuters) Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quinta-feira (6) que seu […]

Segundo Chávez, reserva seria superada apenas pela Rússia, o Irã e o Catar (Foto: David Mercado/Reuters)

Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quinta-feira (6) que seu país evolui para ter a terceira ou quarta maior reserva de gás do mundo. Segundo ele, a Venezuela seria superada apenas pela Rússia, o Irã e o Catar. O objetivo é atingir 500 trilhões de pés cúbicos – o equivalente a 15,4 trilhões de metros cúbicos (m3) – englobando todas as áreas de produção do país.

Atualmente, a produção é de cerca de 335 trilhões de pés cúbicos (9,8 trilhões de m3). Mas há projeções para mais perfurações de 200 trilhões  de pés cúbicos (5,6 trilhões de m3).

Chávez fez o comentário durante reunião ministerial realizada nesta quinta-feira, no Palácio Miraflores, em Caracas. As informações são da imprensa oficial da Venezuela, a Agência Bolivariana de Notícias (ABN).

De acordo com o presidente, a possibilidade está diretamente ligada às eventuais conquistas obtidas durante seu governo. “Isso significa que teríamos a terceira maior reserva do mundo e graças à revolução, o povo venezuelano vai ter um futuro melhor”, disse ele.

As áreas de exploração na Venezuela estão localizadas nas planícies do Norte e na faixa petrolífera do Orinoco. Chávez ressaltou que foram lançados estímulos para as atividades de corporações transnacionais. Atualmente, as reservas de gás na Venezuela estão em oitavo lugar no ranking mundial.

Em março, o presidente da Venezuela divulgou a descoberta de uma das maiores jazidas já localizadas no país, na península de Paranaguá. Só nesta área, haveria a possibilidade de produção de 14 trilhões de pés cúbicos de gás (392 bilhões de m3). O local fica a 600 quilômetros da capital, Caracas.

A Venezuela é o país que possui a maior reserva de gás e petróleo da América Latina. Sozinha, é responsável por 6% da produção da região. A economia do país é sustentada pela comercialização desses produtos e seus derivados.

Fonte: Agência Brasil