Aposentados e pensionistas só terão empréstimo consignado com cadastro de senha no sistema

Brasília – Os aposentados e pensionistas da União que quiserem fazer empréstimos consignados, para desconto na folha de pagamento, vão ter que cadastrar uma senha no Sistema Integrado de Administração […]

Brasília – Os aposentados e pensionistas da União que quiserem fazer empréstimos consignados, para desconto na folha de pagamento, vão ter que cadastrar uma senha no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siapenet), a partir de 1º de junho, segundo anunciou nesta terça-feira (4) a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

De acordo com a secretária adjunta do órgão, Maria do Socorro Mendes, a mudança garantirá o comprometimento máximo de 30% dos recebimentos mensais dos segurados, uma vez que os bancos vão ter que acessar o sistema para liberar os empréstimos. A senha só será concedida pelo Siapenet se os descontos feitos no contracheque indicarem que o segurado está em condições de assumir a dívida e, segundo ela, isso reduzirá a inadimplência permitindo, em contrapartida, a redução futura dos juros que são cobrados pelo dinheiro emprestado.

A Secretaria de Recursos Humanos vai oferecer um canal gratuito para que os beneficiários peçam sua senha. A ligação será gratuita. Cada senha terá validade para apenas um empréstimo, permitindo que outra contratação só seja feita quando a conta for amortizada.

Segundo Maria do Socorro, atualmente, o segurado procura um banco “que faz o empréstimo no escuro, apenas consultando o contracheque”. Depois disso, pode acontecer do segurado assumir outro comprometimento, como fazer um seguro, e ficar sem condições de arcar com a dívida. Além disso, aposentados e pensionistas são alvo de assédio de instituições que querem emprestar dinheiro. O servidor atualmente, segundo ela, fica sem noção do término do seu empréstimo, o que também será corrigido com a implantação do novo controle. 

Fonte: Agência Brasil