Redução de juros faz disparar procura pelo Procaminhoneiro

Revisão do programa do BNDES foi estabelecida em meio à crise mundial, como forma de contribuir para a manutenção da atividade econômica do país

(Foto: Mateusz Stachowski/Sxc.hu)

A redução da taxa de juros para aquisição de caminhões novos e usados do programa Procaminhoneiro, que em julho de 2009 caiu de 13,5% para 4,5% ao ano, aumentou em mais de dez vezes a procura pelo crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com levantamento da área de Operações Indiretas do BNDES, a pedido da Rede Brasil Atual, em 2009 o número de liberações de crédito dentro do programa aumentou em mais de 200% em relação a 2008, passando de 2.073 operações para 6.728 liberações.

Em 2010, o volume de empréstimos continua crescendo, com 5.491 operações aprovadas e já representa 81%  do total realizado ao longo de todo o ano de 2009.

A procura pelo Procaminhoneiro disparou no segundo semestre de 2009 com a redução da taxa de juros e a ampliação do prazo de pagamento – uma das respostas do governo à crise econômica mundial, que ameaçava a economia em escala global.

Nesse período, o banco aprovou recursos de R$ 1,07 bilhão contra 78,7 milhões no primeiro semestre do ano passado. Nos primeiros meses de 2010, o banco já liberou R$ 941 milhões em crédito a microempresas e caminhoneiros para aquisição de caminhões. 

Segundo a assessoria de imprensa do BNDES, o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) que levou à redução de juros e ampliação do prazo de pagamento continua até junho de 2010.

Crédito

O BNDES criou o Procaminhoneiro em 2006 com o objetivo de ampliar o crédito para os caminhoneiros, fortalecer a cadeia produtiva de bens de capital e contribuir para a melhoria da eficiência econômica com a redução da idade média da frota brasileira, que é de 21 anos.

O Procaminhoneiro permite a aquisição de veículos de até 15 anos, com prazo de financiamento de 96 meses e juros anuais de 4,5%.

Detalhes do programa no site do BNDES.