Em janeiro, consumo de energia no País aumentou 9,1%

Destaque foi o setor residencial, que registrou a maior alta para o mês, com influência das temperaturas elevadas no Sudeste e no Sul

São Paulo – O consumo de energia elétrica no país em janeiro cresceu 9,1% em relação a igual mês de 2009, totalizando 33.718 gigawatts/hora (Gwh), segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). De acordo com a EPE, com influência das altas temperaturas, o conumo residencial aumentou 7,5% e o comercial subiu 8,7%, na mesma base de comparação. A alta de 7,5% nas residências representa o maior nível já registrado em um mês de janeiro. “O acréscimo foi influenciado, principalmente, pelas altas temperaturas no Sudeste e no Sul”, diz a EPE. “Comparativamente a janeiro de 2009, o clima ficou mais quente em todas as capitais dos estados das duas regiões, com diferença que superou 2,0°C no Rio de Janeiro, Vitória e Curitiba.”

Já o consumo industrial cresceu 13,2%, mas a empresa chama a atenção para a baixa base de comparação, devido ao fraco resultado de janeiro do ano passado.

Em 12 meses, o consumo total de energia ficou praticamente estável (-0,1%), atingindo 391.007 GWh. O consumo residencial aumentou 6,4% e o comercial, 6,5%. Já o industrial ainda mostra queda nessa comparação (-6,5%).